sexta-feira, 4 de abril de 2008

TIBETE, O TECTO DO MUNDO

Desde o início do mês de Março, a questão da independência tibetana voltou a espalhar-se pelo Mundo no assinalar do 49º aniversário da revolta esmagada pelas tropas chinesas, a 10 de Março de 1959 e que obrigou ao exílio de Dalai Lama e de cerca de cem mil tibetanos.
O Tibete, abrigado pelo Evereste, tem sido palco de altos conflitos também. Desde o século XVII que é uma região cobiçada pelos chineses, tendo sido anexada nessa altura. Começou aí a luta tibetana pela independência. em 1912, o território conseguiu ser finalmente independente, graças ao declínio e "distracção" do império chinês, que resultou numa Guerra Civil. Mas as coisas mudaram e, sob o regime comunista, a China voltou a reclamar o Tibete, anexando-o em 1950. As rebeliões foram definitivamente travadas em 1959.
Em Março, poucos dias depois dos primeiros confrontos, a China fechou as fronteiras a estrangeiros, uma vez que muitos conseguiam passar para fora imagens de confrontos. A hipótese de boicote aos Jogos Olímpicos de 2008, na China, ganhou coro, mas várias têm recusado essa intenção, preferindo separar desporto e política. Membros dos Repórteres Sem Fronteiras conseguiram mostrar-se durante a cerimónia em que a chama olímpica foi ateada na Grécia, exibindo uma bandeira negra e gritando "liberdade", no momento em que o chefe do Comité de Organização dos Jogos discursava.
Conheça a história do Tibete, a biografia do Dalai Lama e dados sobre o Budismo visitando os sites:

1 comentário:

katársis disse...

Tema actualíssimo e esclarecedor. Quase todos os dias se ouve falar do Tibete e de Dalai Lama, mas não passa nos meios de comunicação a génese do conflito com os chineses. Este enquadramento histórico é importante, bem como interessantes são as hiperligações apresentadas.
António Paulo